Lei Europeia da Acessibilidade(CEA)
🟢 A PDPT celebrou um protocolo de cooperação e colaboração com o IPCB relativamente a produtos digitais B2B
O protocolo "business to business". Acessibilidade a nível da UE para uma gama de produtos e serviços entre outros celebrado entre: 👩🦼🛺
Detalhes Predilectos Guias Turísticos Lda e o Instituto Politécnico de Castelo Branco engloba várias áreas sendo uma delas a implementação da diretiva europeia que estabelece novos requisitos mínimos de acessibilidade a nível da UE para uma gama de produtos e serviços.⛪️⛵️
Ana Martins gestora de projetos da PDPT refere que
O Plano tem três objetivos principais:
( 1 ) garantir que todos os websites públicos ou empresariais , aplicações móveis e conteúdos de redes sociais da PDPT sejam acessíveis;
( 2 ) garantir que todos os serviços da PDPT atinjam os objetivos de acessibilidade estabelecidos;
( 3 ) promover o intercâmbio, bem como a harmonização, de práticas dentro da rede da PDPT em matéria de normas de acessibilidade.
Ana Martins refere ainda que
O Plano visa promover a acessibilidade da web nas áreas de:
Regras e Orientações – Objetivos de acessibilidade, atualizando, expandindo e revendo periodicamente a secção de acessibilidade do Europa Web Guide .
Declarações de acessibilidade, mecanismo de feedback – entre as ações previstas, estando empenhados em fornecer orientações aos gestores e um modelo para publicação de declaração de acessibilidade nos sites da PDPT. Além disso, será implementado um mecanismo de feedback sobre acessibilidade para apoiar os utilizadores na identificação de todos os potenciais problemas. Neste sentido, os proprietários dos websites também terão de apresentar uma avaliação formal de acessibilidade e criar um sistema para reagir às reclamações.
Monitorização da conformidade – para estabelecer uma monitorização eficiente, promovendo uma revisão sistemática da conformidade da acessibilidade nos seus websites, bem como uma revisão da exatidão e do conteúdo das declarações de acessibilidade nos websites. Também complementará a monitorização através da partilha de avaliações regulares de acessibilidade e recomendações específicas.
Sensibilização e comunicação interna – nesta área, a PDPT deseja partilhar as melhores práticas em acessibilidade na Web e oferecer cursos de formação em acessibilidade entre todos os seus parceiros que trabalham em websites e aplicações móveis. .
Formação – Nesta área contamos com a colaboração de Sílvio Gil Martins nas atividades criadas pela # Accebible EU que incluem a criação de percursos de formação para diferentes categorias de pessoal para aumentar o nível de conhecimento em relação aos requisitos de acessibilidade.
Outro objetivo é ainda de tornar a tele-saúde acessível às pessoas com deficiência"
Para muitas pessoas, a tele-saúde tornou-se essencial para procurar aconselhamento junto dos seus prestadores de cuidados de saúde. Contudo, o recente relatório da OMS mostrou que a falta de normas e diretrizes para a acessibilidade dos serviços de tele-saúde tornou a experiência difícil para muitas pessoas portadoras de deficiência.