Levadas da Gardunha
Visita Guiada a pé a partir de 12€ por pessoa
A nossas rotas também são inclusivas e tur4all
A Serra da Gardunha, apresenta uma diversidade biológica elevada, reunindo elementos característicos do norte, centro, e sul do país que conferem particularidades únicas a este maciço montanhoso da Beira Interior. Na Gardunha, (palavra árabe que significa "refúgio"), o granito e o xisto marcam presença, sendo a água outra constante. A diversidade paisagística e biológica, que esta serra conserva, está intimamente ligada à geomorfologia e litologia, que condicionaram a ocorrência das espécies (endemismos) e o uso do solo pelo homem, estabelece uma perfeita harmonia. A paisagem da serra revela uma forte componente de intervenção humana ao nível das áreas agrícolas, com especial destaque para os cerejais e áreas florestais de resinosas. No entanto, mantêm-se áreas ocupadas por formações naturais e seminaturais detentoras de uma significativa e valiosa diversidade biológica. Paisagem Protegida que faz parte da lista nacional de Sítios de Importância Comunitária da Rede Natura 2000.

- Irá começar em Louriçal do Campo
- 1Colégio de São Fiel e a sua história
- 2 Torre Paragem para visualizar 60
- 3 Levadas do rio Ocreza
- 4 Nas zonas periféricas mais baixas, onde os ribeiros possuem maior caudal, encontramos os lagares e as azenhas, ao passo que nas zonas mais interiores e elevadas da Serra encontramos equipamentos mais pequenos mas não menos interessantes: os moinhos de rodízio.

Na sua longa história, as comunidades das franjas da Gardunha souberam aproveitar da melhor forma os recursos naturais desta serra para a sua economia, quase sempre, de subsistência. Para lá da sua riqueza florestal, o recurso mais valioso sempre foi a água, um bem de primeira necessidade, aproveitado igualmente para irrigar terrenos agrícolas, conquistados ao flanco da montanha à força de braços nas zonas de maior pendente, e também como fonte de energia motriz para variados equipamentos moageiros que, com o passar dos séculos, foram surgindo ao longo das linhas de água.

Descrição histórica da origem do colégio de São Fiel desde a sua fundação pelos padres Jesuítas. O colégio ficou famoso pela notabilíssima Brotéria, revista de ciências naturais. Foi aqui que estudou o famoso António Egas Moniz a sua descoberta revolucionou a medicina e a neurocirurgia, permitindo o diagnóstico de tumores cerebrais, e o diagnóstico e tratamento do aneurisma cerebral.
